Novos canais de comunicação

A abertura de um novo canal de comunicação com os consumidores tende a ser encarado como inovação. Uma empresa que crie um aplicativo para serviços do dia a dia, como chamar um táxi ou reservar uma mesa em um restaurante, é classificada como inovadora por 81% dos internautas brasileiros. A pesquisa mostra também que outras mudanças em ofertas muito realizadas pelas empresas não são vistas da mesma forma.

Apenas 18% dos consumidores consideram uma inovação uma marca lançar um produto que já exista no portfólio de concorrentes. Nesse caso, muitos encaram a novidade como cópia. Metade dos internautas não classificam como inovadora a mudança na embalagem de linhas disponíveis no varejo, outro investimento realizado com recorrência por fabricantes. Para que essa alteração seja encarada de outra forma, é preciso que haja alguma sofisticação neste processo.

Caso a mudança seja acompanhada de outro benefício para o usuário ou mesmo para o planeta, ela pode ser percebida sim como inovadora. Ou seja, dependerá do argumento usado pela empresa. “Mudar de um pacote de 90 gramas para 150 gramas não gera a percepção de inovação. Há uma valorização, por outro lado, de questões com apelo à sustentabilidade. Oferecer um argumento verde para a mudança da embalagem dará a ideia de inovação”, destaca Schepers.

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