O que é inovar sob a ótica do consumidor?

Pesquisa realizada pela Opinion Box e o Mundo do Marketing mostra que não é preciso partir do zero para que uma novidade seja percebida como inovadora pelo brasileiro

O que é inovar? No dicionário a definição é introduzir novidades, renovar, inventar, criar. Parece simples, mas para as empresas representa um grande desafio, que demanda investimentos e empenho, principalmente quando elas buscam lançar um produto ou serviço completamente inédito. O que as marcas geralmente não percebem é que nem sempre é preciso criar algo do zero para que o consumidor perceba na oferta uma inovação, como mostra a pesquisa Inovação sob a Ótica do Consumidor, realizada pela Opinion Box em parceria com o Mundo do Marketing.

O resultado do levantamento vem sendo apresentado, com exclusividade, durante o Circuito Mundo do Marketing de Tendências e Oportunidades para Inovar, realizado no dia 13, em Belo Horizonte, e ainda percorrerá outras nove cidades. A pesquisa, cujo objetivo foi entender como os internautas brasileiros percebem e se comportam diante de novos produtos e serviços, ouviu 1.827 pessoas, entre 27 de fevereiro e cinco de março deste ano.

Uma das conclusões é que mudanças não tão significativas em uma oferta podem ser consideradas inovadoras pelo consumidor final, desde que represente uma melhoria no dia a dia dele. “Criar algo do zero é muito difícil, e as pessoas já perceberam isso. Caso a marca altere alguma coisa no que já oferece, pode ser considerado inovação. E essas mudanças podem ser realizadas pelas empresas no cotidiano delas, porque são mais simples”, ressalta Felipe Schepers, COO e Cofundador da Opinion Box, durante apresentação no Circuito Mundo do Marketing.

Comments are closed.